top of page

Quem Somos

O Instituto Wesleyano de Educação – IWE é uma entidade educacional de formação teológica vinculada a Secretaria Geral de Educação Cristã, a quem é subordinada.

Nossa Missão

Formar pessoas para cumprir a missão da Igreja de Cristo, tendo como base a Palavra de Deus e a teologia Armínio Wesleyana e inspirá-las a transmitir os valores do Reino impactando gerações.

Nossa Visão

Ser reconhecida como um instituto de referência na educação cristã de Tradição Wesleyana Pentecostal que forma pessoas capazes de influenciar as gerações com os valores do Reino.

Nossos Valores

Amor a Deus e ao próximo

Ética Cristã

Centralidade Bíblica

Tradição Wesleyana Pentecostal

Comunicação humanizada

Excelência no ensino colaborativo

Nossa História

O Instituto Wesleyano de Educação (IWE) tem 50 anos de existência, entretanto, possuía outra nomenclatura.
Por iniciativa do então Sr. Secretário Geral de Educação Cristã, Pr. José Moreira da Silva, e do Superintendente Geral, Gessé Teixeira de Carvalho, foi aprovado no plenário do Concílio Geral de 1972, realizado no templo da Igreja Metodista Wesleyana de Nilópolis, RJ, a organização de um Seminário Bíblico da própria Igreja para preparação de seus obreiros. O Órgão recebeu o nome de SEMINÁRIO E INSTITUTO BÍBLICO WESLEYANO, e a sede escolhida foi a IMW de Nilópolis.

O plenário deste mesmo concílio aprovou os seguintes nomes para constituírem o 1º Conselho Diretor: Nadir Pedro dos Santos, Presidente; Vice-Presidente; Francisco Pereira de Assunção, Secretário; Vogais: Adália Moreira Snoeck e Gessé Teixeira de Carvalho.

Tendo funcionado como Diretor e Secretário, respectivamente, Pastor Nadir Pedro dos Santos e Francisco Pereira de Assunção, que foram substituídos logo após pelos irmãos, Pastor Hely Ferreira Guerra e Adália Moreira Snoeck.

O Conselho Geral de 1977 elegeu os seguintes irmãos, para o 2º Conselho Diretor, cuja presidência coube ao então Secretário-Geral de Educação Cristã, Anaurelino Martins de Souza; José Moreira da Silva, Vice-Presidente; Leila Parreira Pimentel, Secretária; e Vogais: Gessé Texeira de Carvalho, Alvino Pereira da Silva e Adália Moreira Snoeck.

No Concílio Geral realizado em 1982, no Acampamento João Wesley, em Xerém, por sugestão do Pr. Francisco de Oliveira, foi solicitado e aceito em plenário, em mudar o nome de Seminário e Instituto Bíblico Wesleyano por CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA DA IGREJA METODISTA WESLEYANA (CEFORTE). Foi eleito o Pr. Hely Ferreira Guerra, Secretário-Geral de Educação Cristã, que logo escolheu a sua secretaria, e escolheram e elegeram o Conselho Diretor, sendo: Pastor Moacir Sobral de Araújo, Presidente, que em 1985 foi substituído pelo Pastor Uziel Atayde Pereira; Vice-Presidente, Romildo Alves Rodrigues; Secretária, Professora Gláucia Florêncio da Cunha; Vogais: Pastor Alvino Pereira da Silva e Professora Joselita Freitas Botelho. O Conselho Diretor se reuniu sob a presidência do Pastor Moacir Sobral de Araújo estando presente o Bispo Jessé Teixeira de Carvalho. Foi escolhido o Diretor-Geral, o Pastor José Moreira da Silva; e Diretora Técnica, Adália Moreira Snoeck; o Deão, Pastor Luiz Carlos do Nascimento Magalhães, e a Tesoureira, Alvina Paixão de Oliveira.

No Concílio Geral de 1987 com a reeleição do Pastor Hely Ferreira Guerra, a frente da secretaria foi composta nova diretoria do Conselho Diretor: Pastor Anaurelino Martins de Souza, Presidente; Genésio Celestino Ribeiro, Vice-Presidente; José Alberto dos Santos Nascimento, Missionária Terezinha Feitosa Pedrosa e Missionária Francys Mari Siqueira Souza. Este Conselho elegeu o Pastor Luiz Carlos do Nascimento Magalhães, Diretoria – Técnica, Adália Moreira Snoeck, Diretor-Geral do CEFORTE, secretária, Marise Aparecida Guerra e Tesoureira: Alvina Paixão de Oliveira.

Extraído na íntegra da Revista Histórica de 25 anos da Igreja Metodista Wesleyana – Ed. em 1992.

 

No Concílio Geral de 2021, o Centro de Formação Teológica (CEFORTE), recebeu um novo nome, INSTITUTO WESLEYANO DE EDUCAÇÃO (IWE). A composição da Diretoria recebeu o seguinte formato: Presidente do Conselho Diretor: Bispo Luis Fernando Hammes; Secretário-Geral de Educação Rev. Agnaldo Batista Valadares; Diretora-Geral do IWE Miss. Ana Cristina Pereira Lapa Brito; Diretora-Pedagógica Geral Miss. Raquel Leandro de Santa`Ana Vogal Pastor e Dr. Misael Amaral.

SEMINARISTAS 1.jpg
bottom of page